Notícias

13/05/15 16:00

Zeca Dirceu critica relatório de comissão sobre reforma política

Para o deputado o texto não ataca financiamento empresarial e não atende as minorias, pontos defendidos prioritariamente pelo PT

O relator do texto final da Comissão da Reforma Política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou nesta terça-feira (12), a versão finalizada do documento que visa alterar o sistema eleitoral brasileiro. O deputado federal Zeca Dirceu se mostrou insatisfeito com o relatório, que também desagradou a bancada do PT no colegiado.

Segundo Zeca Dirceu o documento aponta a adoção do sistema eleitoral majoritário (distritão), na manutenção da possibilidade das doações empresariais a partidos e candidatos e não representa o esperado para a medida. “Esse relatório não condiz com as nossas expectativas, na verdade ele decepciona em vários aspectos. Ele permite pontos essenciais para a Reforma Política como o financiamento de campanhas por empresas. É um retrocesso político permitir esse tipo de financiamento, sem mencionar que o texto não adota nenhuma medida que atenda as minorias representativas, como os nossos jovens e população feminina”, criticou o paramentar.

O Partido dos Trabalhadores defendia a adoção do sistema Distrital Misto – após evoluir da posição inicial de apoio ao sistema proporcional de lista fechada-, a proibição do financiamento de empresas a partidos e candidatos, além da adoção da cota de 30% de vagas para as mulheres nos parlamentos a partir da próxima eleição.

A votação está prevista para esta quinta-feira (14), às 10h.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613