É para isto que pretendo estar em Brasília a partir de 2011, para garantir que os nossos recursos naturais sejam destinados ao nosso povo de forma igualitária. E nisto o presidente Lula concorda plenamente. Confiram o que ele disse na última semana em entrevista à imprensa:
“Queremos que o dinheiro do petróleo novo não seja jogado no ralo da economia normal. Queremos é fazer investimento no futuro, investir em educação, em ciência e tecnologia, na saúde, na questão cultural, na questão ambiental”.
Não precisa muito esforço para entender a frase do presidente. Para Lula, a razão para as riquezas que virão do pré-sal é uma só: melhorar as condições de vida dos brasileiros, agora e no futuro. É desta maneira que o Governo Federal planeja o uso dos recursos que são, na verdade, patrimônio do povo.
O planejamento do governo passa pela construção de um setor industrial forte ligado ao petróleo, para que possamos chegar a um produto final de maior valor agregado, elaborado inteiramente pela indústria nacional. O resultado é avançar no tripé Educação, Saúde e Tecnologia, fundamental para fazer do Brasil um país desenvolvido, nosso sonho de décadas.