Os recicladores ambientais de Umuarama estão entrando em uma nova fase. A cidade passará a contar com a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Umuarama - COOPERUMA. A entidade surgiu com a finalidade de gerir a Usina de Triagem e Compostagem - em processo de implantação no aterro sanitário. O projeto é amplo, tendo como meta alcançar até 2012, 100% da cidade com coleta seletiva.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são coletadas no Brasil, diariamente, aproximadamente 135 mil toneladas de resíduos domiciliares, e metade dos municípios dispõem seus resíduos em lixões. Com mais de 100 mil habitantes, Umuarama produz 55 toneladas de lixo diariamente. Menos de 1% vai para a reciclagem.
No município, a cooperativa incorporará o quadro da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Assucmar), que conta atualmente com 13 associados. O grupo é responsável pela coleta e preparação de aproximadamente vinte toneladas de materiais por mês. A iniciativa também deve atrair autônomos, os chamados ‘carrinheiros'.