Mais de 500 jovens e adolescentes de 15 a 17 anos foram beneficiados em Campo Mourão pelo Programa Pró-Jovem Adolescentes, entre 2009 e o primeiro semestre de 2010. Anualmente são atendidos 250 jovens oriundos de famílias de baixa renda com oportunidades de fazer cursos de orientação profissional e da área cultural.
Dentre as atividades oferecidas pela Secretaria de Ação Social para os participantes estão também teatro, dança, prática esportiva, e palestras sobre direitos humanos, meio ambiente, entre outros temas.
As ações de formação profissional acontecem em parceria com o SENAC que oferece os cursos de promotor de vendas, vendedor, maquiador, recepcionista, e operador de computador, e ainda com a escola Bit Control que ofereceu também o curso de operador de computador em 2010.
O secretário de Ação Social do Município, Samuel Kozelinski ressaltou o trabalho que é realizado através de atividades educativas e recreativa, preparando-os para inserção no mercado de trabalho, qualificando para um futuro promissor através de cursos profissionalizantes.
O programa Pró-Jovem é realizado pelo Município em parceria com recursos do governo federal e oferece ações sócio-educativas com intervenção social, formadora, transformadora, deliberada e planejada que cria situações desafiadoras, estimulando e orientando os jovens na construção de suas historias e ciências individuais coletivas nas famílias.