Notícias

12/07/10 17:26

O Estatuto da Criança e do Adolescente e a internet

Esta terça-feira (13) será especial para os jovens brasileiros. Neste dia completa 20 anos do lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um marco na história política do Brasil na atenção às crianças e adolescentes. E como toda legislação, os ajustes são inevitáveis. O aperfeiçoamento do ECA para a internet e as novas tecnologias será um dos grandes desafios do futuro Congresso Nacional, que assume no dia primeiro de janeiro de 2011. O conjunto de leis atual, cujo objetivo é a proteção integral da criança e do adolescente, tem como obstáculo principal prevenir os riscos que a internet e as novas tecnologias representam às crianças e aos adolescentes.
Esta terça-feira (13) será especial para os jovens brasileiros. Neste dia completa 20 anos do lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um marco na história política do Brasil na atenção às crianças e adolescentes. E como toda legislação, os ajustes são inevitáveis.
 
O aperfeiçoamento do ECA para a internet e as novas tecnologias será um dos grandes desafios do futuro Congresso Nacional, que assume no dia primeiro de janeiro de 2011. O conjunto de leis atual, cujo objetivo é a proteção integral da criança e do adolescente, tem como obstáculo principal prevenir os riscos que a internet e as novas tecnologias representam às crianças e aos adolescentes.
 
Por enquanto, a legislação não contemplou um sistema de proteção que alcance o tráfico de imagens, a pedofilia, a pornografia e outros abusos que existem na internet.
 
Por outro lado, o estatuto promoveu novas metodologias com o uso da tecnologia, para fortalecer processos educativos. Pais devem ficar atentos: a atual geração de jovens utiliza maciçamente comunicadores instantâneos, salas de bate-papo e, principalmente, redes sociais.
 
Existem várias maneiras de monitorar, de forma sadia, as atividades dos filhos no computador. Sites como www.fss.live.com e www.tection.com fornecem dicas e ferramentas para acompanhar os sites visitados por crianças e adolescentes, as imagens vistas na web e até tudo que é digitado no micro.
Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613