Já que estamos falando sobre os direitos dos brasileiros, Umuarama promoveu no final de semana a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, coordenado pelo prefeito Moacir Silva, reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade no campus III da Unipar.
"Umuarama volta suas atenções para o fortalecimento das políticas sociais. A conferência contribui para melhorar ainda mais os serviços públicos de atendimento às pessoas idosas em nosso município”, destacou o prefeito Moacir.
Participaram da conferência a secretária Marcela Laino Verrilo (Ação Social), o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Francisco Arnaldo Fernandes, o assessor especial do governo do Estado, Bohdan Metchko, e o ouvidor geral do Paraná, Antonio Comparsi de Mello.
Segundo Moacir, a prefeitura de Umuarama está concluindo o projeto para a instalação de mais dez Academias da Terceira Idade, as ATIs. “Atualmente a cidade conta com cinco unidades, mas é preciso muito mais e estamos nos empenhando para atender essa demanda”, destacou.
Umuarama tem uma população de 1.157 pessoas incluídas no sistema de Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Secretaria de Ação Social realiza grupos de convivência com os idosos beneficiários e atendimento a idosos com direitos violados. Em ambos os casos, tem alcançado resultados satisfatórios. A mesma secretaria mantém o projeto Centro Dia. Diariamente, são atendidos 30 idosos.
Os participantes da conferência referendaram os membros do Conselho Municipal do Idoso para o biênio 2010/2012. Também foram escolhidos os representantes do município para a conferência regional - que ainda não tem data definida.