A Secretaria da Ação Social e o Senac promovem a partir de agosto, gratuitamente, cursos de iniciação profissional para famílias de baixa renda em diversos bairros de Campo Mourão, no Noroeste do Paraná. As aulas serão realizadas nos Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, Senac, Centros de Integração e Centro de Referência da Pessoa com Deficiência.
As matriculas já estão abertas e podem ser feitas nos CRAS da Asa Leste, Lar Paraná e Central. Os cursos serão nas áreas de Aproveitamento de Alimentos, Preparo de Bolachas, Auxiliar de Serviços Domésticos, Confeiteiro, e Customização de Chinelos. Os investimentos, na ordem de R$ 151,2 mil, são do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS/PAIF.
Os cursos serão ministrados por instrutores do SENAC e abrangerão 25 turmas com 20 alunos cada, totalizando 500 inscritos. Serão seis turmas de Aproveitamento de Alimentos e outras seis turmas para Preparo de bolacha que serão descentralizados nos bairros.
As aulas de auxiliar de serviços domésticos serão ministradas nos três CRAS, e as aulas de Confeiteiro serão ministradas nas dependências do SENAC. Já o curso de Customatização de Chinelos atenderá 11 turmas e as aulas serão ministradas nos sete Centros de Integração e no Centro de Referencia da Pessoa com Deficiência.
O secretário da Ação Social do Município, Samuel Kozelinski destacou que os cursos têm como finalidade dar oportunidade de inclusão social e ocupação produtiva, proporcionando a geração de emprego e renda a população carente de Campo Mourão.