A UEM aprovou a criação de dez cursos que serão distribuídos em três campi, além da sede, e oferecer 390 novas vagas. O campus de Umuarama vai abrigar três novas graduações, cada uma com 40 vagas em período integral, ligadas ao Departamento de Tecnologia: Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. O campus regional de Goioerê terá o curso de Física noturno, com 40 vagas.
Três novos cursos - Serviço Social, Educação Física e História - com 120 vagas (40 para cada curso) serão oferecidos ao novo campus regional de Ivaiporã. Os candidatos realizarão o concurso, neste mês, junto com 21.776 inscritos no Vestibular de Inverno, e as aulas terão início em agosto.
Os outros sete cursos começam ano que vem. Três serão oferecidos no campus sede. O primeiro é Comunicação em Multimeios, do Departamento de Fundamentos da Educação, e terá 40 vagas em período vespertino. Tecnologia em Biotecnologia, do Departamento de Biologia Celular e Genética, oferecerá 20 vagas em horário noturno. Bioquímica, ligado ao Departamento de Bioquímica, começa com 30 vagas em período integral.