Notícias

05/07/10 15:43

Umuarama participará de pesquisa sobre violência

O governo federal quer ouvir a população sobre condições de vida, os fatores de risco e as percepções de segurança. Para isso foram escolhidas quinze cidades do Paraná para participarem da 1ª Pesquisa Nacional de Vitimização, lançada quinta-feira (1º) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, em parceria com o PNUD. Serão pesquisados os municípios de Curitiba, Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Campo Largo, Contenda, Guarapuava, Irati, Loanda, Maringá, Palotina, Paranaguá, Quatro Barras, Santo Antônio da Platina, Tunas do Paraná e Umuarama.

O governo federal quer ouvir a população sobre condições de vida, os fatores de risco e as percepções de segurança. Para isso foram escolhidas quinze cidades do Paraná para participarem da 1ª Pesquisa Nacional de Vitimização, lançada quinta-feira (1º) pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, em parceria com o PNUD.

Serão pesquisados os municípios de Curitiba, Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Campo Largo, Contenda, Guarapuava, Irati, Loanda, Maringá, Palotina, Paranaguá, Quatro Barras, Santo Antônio da Platina, Tunas do Paraná e Umuarama.

Os resultados do levantamento permitirão subsidiar políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de convivência e segurança pública da sociedade brasileira. No questionário será perguntado se foram ou não vítimas de algum tipo de crime e qual o impacto dessa violência em suas vidas. Essas informações poderão revelar de  forma mais precisa a incidência de crimes por áreas e tipos de pessoas mais expostas à violência.

Os pesquisadores do Instituto Datafolha já começaram a coleta de dados em 300 municípios com mais de 15 mil habitantes. Serão sete meses de trabalho para ouvir 70 mil pessoas sobre temas como notificação de crimes e atendimento dos órgãos de segurança. A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados em fevereiro de 2011.

A iniciativa também deve mensurar o crime e a violência, investigar as razões da existência da subnotificação de crimes e conhecer os riscos de vitimização em diferentes grupos sociais. As informações deverão revelar o medo do crime e sua relação com possibilidades concretas de vitimização, a experiência do crime do ponto de vista das vítimas além da avaliação das instituições do sistema de segurança pública.
 

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613