Notícias

30/06/10 10:09

Governo federal vai acionar a Justiça para que indústria do tabaco indenize o SUS

O governo federal vai acionar na Justiça a indústria do tabaco para que ela pague indenização ao SUS pelos custos com o tratamento médico dos fumantes. A medida, prevista na LDO que deve ser votada pelo Congresso Nacional na semana que vem, valerá para todo o ano de 2011. Segundo o Ministério da Saúde há cerca de 50 doenças relacionadas ao fumo. Em levantamento de 2007, e baseado nas enfermidades cancerígenas, cardiovasculares e respiratórias, o Instituto do Câncer estimou em mais de R$ 350 milhões o impacto do tratamento médico com internação no sistema público. O Ministério da Saúde considera o valor subestimado. O ministro José Temporão (Saúde) é favorável ao projeto, criado pelo senador Tião Viana (PT-AC). O congressista diz que "essa é uma maneira de estimular o levante contra o uso do tabaco".

O governo federal vai acionar na Justiça a indústria do tabaco para que ela pague indenização ao SUS pelos custos com o tratamento médico dos fumantes. A medida, prevista na LDO que deve ser votada pelo Congresso Nacional na semana que vem,  valerá para todo o ano de 2011. Segundo o Ministério da Saúde há cerca de 50 doenças relacionadas ao fumo.

Em levantamento de 2007, e baseado nas enfermidades cancerígenas, cardiovasculares e respiratórias, o Instituto do Câncer estimou em mais de R$ 350 milhões o impacto do tratamento médico com internação no sistema público. O Ministério da Saúde considera o valor subestimado.

O ministro José Temporão (Saúde) é favorável ao projeto, criado pelo senador Tião Viana (PT-AC). O congressista diz que "essa é uma maneira de estimular o levante contra o uso do tabaco".

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613