A Anatel vai ampliar a área para a implantação da tarifa telefônica local em 29 regiões do Brasil e atender 62 milhões de habitantes. No Paraná, serão atendidas as regiões metropolitanas de Curitiba, Londrina e Maringá. Na prática, a medida significa que a ligação telefônica entre as cidades beneficiadas em cada região passa a ter cobrança de tarifa local e não mais de ligação interurbana.
Na Região Metropolitana de Maringá serão incluidos mais 10 municípios, beneficiando um total de 582 mil habitantes, e na Região Metropolitana de Curitiba serão incluidos mais 14 municípios, beneficiando um total de 3,3 milhões de habitantes. Somando as três regiões metropolitanas, a medida chegará a 4,6 milhões de habitantes no Estado.
A Região Metropolitana de Londrina é um caso atípico. Os municípios de Cambé, Ibiporã e Rolândia já eram beneficiados por ligação local quando uma liminar determinou que o benefício fosse estendido aos municípios de Bela Vista do Paraiso, Jataizinho, Sertanópolis e Tamarana. No total, o benefício da ligação local chega a 766 mil habitantes na região de Londrina.