O MEC divulgou o resultado da primeira chamada do ProUni. Ao todo, 52.419 candidatos foram pré-selecionados - 37.039 para bolsas integrais e 15.380 para bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade.Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino para a qual se inscreveram e comprovar as informações declaradas na inscrição. O prazo de comprovação é de 22 de junho a 2 de julho.
Ao final deste período, caso ainda existam bolsas disponíveis, serão feitas até cinco chamadas para convocação dos pré-selecionados.Para saber se foi pré-selecionado, o candidato deve acessar a página do programa na internet (siteprouni.mec.gov.br) e informar seu número de inscrição no Enem e seu CPF.Entre os dias 15 e 19 de junho, foram registradas 232.726 inscrições para concorrer às 60.488 bolsas de estudo em faculdades particulares.
O total de bolsas se refere àquelas que as instituições participantes do programa são obrigadas a oferecer, de acordo com a lei que instituiu o ProUni. Além das bolsas obrigatórias, ainda há as adicionais, que são ofertadas a critério das instituições.
Fies - O candidato que obteve a bolsa parcial pode utilizar o Fies para custear a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.Para conseguir o financiamento, de acordo com o MEC, não há necessidade de passar por processo seletivo. Basta apenas que o bolsista esteja matriculado em alguma instituição e curso que participe do ProUni e que solicite o financiamento no sistema do Fies, no período definido pelo MEC.