A Caixa Econômica Federal vai ampliar o total de lotéricas que oferecem serviços bancários especiais, como recepção e encaminhamento de propostas de crédito consignado, financiamento de imóvel, cartões e seguros. Alguns desses serviços já são oferecidos por meio desses correspondentes desde 2007.
Outros, como o crédito habitacional, foram disponibilizados recentemente e já atraíram o interesse de alguns agentes. Quase metade das 10,4 mil lotéricas no país já oferece algum desses serviços, que demandam atendimento especializado. A maioria, no entanto, faz apenas abertura de conta simplificada.
O número das que trabalham com crédito não chega a 1.500, e a maioria oferece só empréstimos consignados. Além de trabalhar com a adesão dos correspondentes mais antigos, a Caixa incluiu nas licitações para a abertura de lotéricas a obrigação de que haja um espaço reservado para atendimento fora dos guichês.
É preciso ter também pelo menos um funcionário treinado pela instituição financeira estatal para lidar com esses produtos. A expectativa é abrir 2.000 correspondentes nesse modelo.
Motor - O crédito tem sido um dos principais motores do crescimento da Caixa desde a crise de 2008, quando o setor privado reduziu a oferta de empréstimos e as instituições estatais ganharam espaço. Para atender à demanda, o banco tem recorrido a todos os seus parceiros, que incluem também imobiliárias, farmácias e supermercados.
Segundo a Caixa, o crescimento dos serviços bancários não fez com que esses produtos tirassem o lugar das apostas, que ainda respondem por dois terços do movimento. O banco avalia que o uso de lotéricas para essas finalidades impulsiona também o ganho com jogos.