Iniciado há três anos, o “Ler para Crescer” é um projeto sociocultural que se desenvolve no processo educacional cultural e social, na formação de jovens adolescentes, como ferramenta pedagógica na construção de novos paradigmas.
O projeto foi planejado com uma visão de futuro, que contribui para o desenvolvimento do gosto e hábito de leitura, para formar indivíduos capazes de realizar uma leitura abrangente no sentido de uma interpretação contextualizada da realidade social. Nessa semana o projeto continuou recebendo o apoio da Podium Alimentos e Loja Ilgatex.
Há 20 anos no mercado, a Podium Alimentos está no projeto por acreditar que ações efetivas é o grande diferencial para a transformação de nossa sociedade. Segundo o gerente industrial, Maurício Gehlen, a empresa não vê o projeto como um custo a mais, em sua opinião não é uma filantropia e sim uma ação verdadeira e de respeito.
Gehlen afirma que o ponto positivo do projeto é que ele não é algo imposto, dessa forma toda a comunidade envolvida nele acaba tendo grande valorização.
“A ferramenta da leitura proporciona aos alunos um grande desenvolvimento pessoal. Com isso os alunos acabam sendo pessoas mais especiais, pois a cultura hoje é o grande diferencial. Serão pessoas mais preparadas e isso poderá fazer o grande diferencial no futuro. Por isso que nós da Podium Alimentos estamos com o Projeto Ler para Crescer”, disse Gehlen.
Tradicional no comércio de Paranavaí, a Loja Ilgatex também renovou mais um ano de parceria com o projeto social do Diário do Noroeste. O empresário Audinei Antonio Fernandes acredita que toda criança tem que ter oportunidades e em sua opinião é nesse ponto que o Ler para Crescer é interessante, pois atua de forma positiva na educação das crianças e jovens envolvidos.
O comerciante ressalta que é comum as pessoas ficarem criticando e exigindo que o governo faça algo mais para mudar a educação, mas lembra que poucos de fato tomam atitudes simples e que têm grande poder de transformação.
“É da natureza humana só reclamar e jogar tudo nas costas dos nossos governantes, o fato de pagarmos muitos impostos deu essa linha de pensamento. Mas a verdade é que também temos a obrigação de fazer nosso dever de casa, o Ler para Crescer é um projeto que dará a possibilidade de um conhecimento maior às nossas crianças. Por isso sou um parceiro e o recomendo”, diz Fernandes.
O Diário do Noroeste, por meio de sua diretoria e coordenação do Projeto Ler para Crescer, estende a ideia às empresas que despertarem interesse em investir na cultura educacional e social, somando forças para a prática desse ato de responsabilidade social.
O Projeto Ler para Crescer acontece todas as terças-feiras, onde milhares de crianças são beneficiadas, recebendo, nas escolas, exemplar do jornal.
Contatos poderão ser agendados pelo telefone do DN: (44) 3421-4050/3421-4051, ou com a coordenadora Fátima Lopes (9903-7885).