Uma iniciativa inédita no Paraná que vem colaborando com os proprietários rurais, meio ambiente e consequentemente, garantindo qualidade de vida à população. O projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana, em parceria com a Fundação O Boticário, Sanepar e outras entidades, tem como objetivo aumentar a quantidade das águas e preservar a natureza através de incentivos fiscais aos proprietários rurais.
“Nós estamos aqui para servir a comunidade, para compartilharmos o que é bom. O Projeto Oásis tem alcançado resultados excelentes e deve ser adotado, implantado e realizado em outros municípios”, diz o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira.
O projeto lançado em agosto de 2009, beneficia desde o início deste ano, 64 proprietários rurais que protegem as nascentes do município e recuperam as matas ciliares. O valor repassado varia de R$ 98 a R$ 568 por mês, durante o período de quatro anos, mas pode ser prorrogável por igual período. Essas propriedades contempladas são vistoriadas anualmente e os valores pagos podem sofrer alterações, dependendo da condição ambiental da propriedade.
Para aderir ao projeto, os proprietários precisam realizar um cadastro junto à Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, que por meio de uma comissão técnica analisa a condição ambiental da propriedade rural de acordo com a legislação pertinente. Além de estar em dia com a Lei Federal nº 4.771/65, os técnicos fazem uma avaliação baseada em uma tabela de pontuação.