O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) redigiu uma petição que será encaminhada ao Comitê Nobel Norueguês, sugerindo que o presidente Lula seja agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 2011. Ele justifica o pedido em quatro páginas e pretende que ele seja assinado por autoridades, chefes de Estado, parlamentares e entidades de diversas partes do mundo.
O pedido tem prazo de entrega até fevereiro do ano que vem para que possa ser avaliado pelo comitê. Segundo o senador, "o presidente Lula é um exemplo de empenho pela democracia e por sua luta incansável contra a pobreza. Além disso, sempre foi o seu desejo uma ordem mundial mais justa".
No texto, Mercadante exalta o bom desempenho obtido por Lula nos indicadores sociais brasileiros. "As ações de Luiz Inácio Lula da Silva têm a marca inconfundível da busca pela paz e a justiça social. No Brasil, o seu governo teve êxito na luta contra a fome e na retirada da pobreza de cerca de 20 milhões de pessoas. Com isso, o Brasil antecipou em sete anos o cumprimento da Meta do Milênio de reduzir a pobreza extrema à metade", afirmou.