Notícias

29/05/10 10:28

Lei antifumo completa seis meses e é bem recebida no Paraná

A Lei Antifumo, que proíbe o consumo de tabaco em ambientes fechados, completa seis meses neste sábado (29) e continua sendo bem vista pela população, inclusive pelos fumantes. A lei é apoiada por fumantes, que passaram a fumar menos, e por funcionários de bares e restaurantes. Veja esse depoimento da arquiteta Geysa Renata, 26 anos, fumante desde os 18, que aprova a lei. “Passei a fumar menos porque dá uma certa preguiça em sair do bar para fumar. Além disso, mesmo estando em lugares fechados o cabelo e a roupa continuam cheirosos e ninguém corre o risco de ter roupas estragadas ou até mesmo de ser queimado pelo cigarro nas aglomerações. Outro ponto positivo é que os não-fumantes não são mais obrigados a conviver com o cigarro e tem mais o desconforto da fumaça no rosto, que é ruim para todos”, avalia.

A Lei Antifumo, que proíbe o consumo de tabaco em ambientes fechados, completa seis meses neste sábado (29) e continua sendo bem vista pela população, inclusive pelos fumantes. A lei é apoiada por fumantes, que passaram a fumar menos, e por funcionários de bares e restaurantes. Veja esse depoimento da arquiteta Geysa Renata, 26 anos, fumante desde os 18, que aprova a lei. “Passei a fumar menos porque dá uma certa preguiça em sair do bar para fumar. Além disso, mesmo estando em lugares fechados o cabelo e a roupa continuam cheirosos e ninguém corre o risco de ter roupas estragadas ou até mesmo de ser queimado pelo cigarro nas aglomerações. Outro ponto positivo é que os não-fumantes não são mais obrigados a conviver com o cigarro e tem mais o desconforto da fumaça no rosto, que é ruim para todos”, avalia.

A coordenadora do programa de controle do tabagismo da Secretaria de Saúde do Paraná, Iludia Rosalinski, explica que pelo pouco tempo que a lei está em vigor ainda não há um estudo que comprove os impactos sobre a diminuição do consumo de cigarro. “Ainda não temos dados sobre a quantidade de pessoas que deixaram de fumar ou reduziram o consumo diário em razão desta proibição. Porém, já notamos um aumento de 50% na procura por tratamento nas unidades de saúde de rede pública”, garante

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613