Alunos da 4ª série da Escola Padre Nelson Ângelo Rechi enviaram cartas á Requião e Lula. “Estamos com o projeto desde 2000. Os alunos escrevem suas cartas e enviam para quem eles quiserem. Requião e Lula responderam suas cartas, o que deixou toda a turma animada” afirmou a professora Iranildes de Assis.
O aluno Jardel Ribeiro da Silva foi um dos que tiveram sua carta respondida por Requião que enviou junto com a resposta um kit escolar.Já a do presidente Lula foi respondida por sua assessoria que enviou uma foto do presidente autografada para a turma. “Não imaginava que o presidente fosse responder minha carta, fiquei muito feliz em ter recebido a resposta”, disse Jardel.
Apesar de toda a tecnologia existente com a internet, a correspondência via carta ainda é uma das alternativas de comunicação mais utilizadas pela população brasileira, principalmente os que não têm acesso à internet.O envio de carta social custa R$ 0,01, e demora de um a sete dias para chegar no destino desejado. Já a carta comum custa R$ 0,85.
Veja uma das cartinhas do aluno enviada a Requião:
"Meu nome é Jardel Ribeiro da Silva, tenho 13 anos e estudo na Escola Municipal Pe. Nelson A. Rech, na 4ª série A, da professora Iranildes de Assis.Estou escrevendo esta carta porque é conteúdo do 3º bimestre, e então resolvi escrever para o senhor porque admiro muito o senhor.
Nossa turma desenvolve um projeto denominado educar para igualdade racial por uma educação sem discriminação, e a importância do povo negro para a sociedade brasileira, e assim nós percebemos que o mais importante que a cor da pele é o caráter de cada um e que ser negro é lindo. Cada um tem a sua beleza; negro, branco, índio ou qualquer raça.
Gostaria muito de receber a resposta e ficaria muito feliz de receber junto com a resposta algo que eu possa me lembrar do senhor. Qualquer coisa, um lápis, borracha, livro de leitura, régua, caderno e gostaria muito de ter um computador ou qualquer coisa que o senhor possa me dar.De qualquer forma aguardo a resposta com a máxima urgência, porque o ano está acabando e precisamos socializar as cartas.
Um grande abraço, de Jardel Ribeiro da Silva para Roberto Requião. Tchau espero sua resposta”.