Da série de post sobre os avanços econômicos e sociais do governo Lula, hoje destaco o chamado risco-país, um indicador usados principalmente para investimentos estrangeiros. Pois bem, em 2003 quando Lula assumiu a presidência, o risco-Brasil estava na casa dos 2,7 mil pontos.
Passados, exatos 53 meses do governo Lula, em em 23/05/2007, o risco-Brasil baixou para 136 pontos-base. Este valor é o mais baixo da série do JP Morgan iniciada em 1997. O indicador fechou novembro de 2010 em 198 pontos-base.
Tecnicamente, o risco-país é um indicador que tenta determinar o grau de instabilidade econômica de cada país. Ele é a sobretaxa a ser paga em relação à rentabilidade garantida pelo bônus do Tesouro dos EUA.