Na próxima quarta-feira (26) acontece o Dia do Desafio e Umuarama está preparando a programação, entre as atividades já confirmadas, o desfile cívico e militar pela Avenida Paraná, com início às 7h30.O objetivo é despertar a comunidade para os riscos da vida sedentária. Neste dia, todos os participantes irão se exercitar ao meos por 15 minutos e comunicar ao Sesc pelo fone 0800-643 6690. Os organizadores dizem que vale desde uma caminhada, varrer a calçada, corrida e tudo o mais que mexe com o corpo.
Para tornar o evento uma confraternização, cada cidade tem uma cidade adversária do mesmo tamanho. Quem confirmar a mobilização de mais pessoas vence a "competição". Umuarama vai concorrer com a cidade de Venezuela, El Hatillo. Todos os municípios da região também vão participar do Desafio.
Além das manifestações isoladas, empresas, escolas, entidades e outros também podem se organizar para atividades em grupos. Ontem as escolas municipais informaram que estão definindo ações para mobilizar os estudantes. As escolas estaduais e particulares também devem participar do Dia do Desafio.Já o comércio da Avenida Paraná terá, além da caminhada, um caminhão de som em cada quarteirão com 30 acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar) para fazer movimentar os comerciários e os patrões. O Sesc pede aos comerciantes que colaborem e parem por alguns minutos para fazer a atividade física quando o comboio do desafio passar.
Os interessados em receber o grupo de animadores e instrutores devem entrar em contato com o Sesc pelo fone 44-3623-3536 e fazer o agendamento. O encerramento da programação será na feira do produtor às 20 horas, ao lado do Sesc.