A 1ª Conferência Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável da região, realizada em Paranavaí, terminou com a elaboração de 66 propostas. A maioria das idéias tem como foco o incentivo do setor para as áreas de desenvolvimento sustentável, socioeconômico e da qualidade de vida dos agricultores.
O encontro reuniu 105 representantes dos municípios da região. Agora, as propostas serão levadas à Convenção Estadual, em Curitiba. Para o evento na capital foram escolhidos 44 delegados. Eles irão apresentar as reivindicações da Região Noroeste para elaborar um texto único com as propostas de todo o Estado.
O documento do Paraná será enviado à Convenção Nacional do segmento, em Brasília. Na carta de reivindicação de Paranavaí alguns pontos tiveram destaque. Os produtores rurais cobram maior participação dos governos estadual e municipais no campo, projetos para melhorar o rendimento agrícola, principalmente, em relação às pequenas famílias, a fim de incentivar que o jovem fique no campo.