A era da internet está criando situações que até pouco tempo estavam longe do imaginário popular. Por exemplo, alguns sites resolveram fiscalizar de perto o trabalho dos políticos brasileiros. Criados por instituições de ensino, eles trazem os assuntos de um jeito bem popular, facilitando o entendimento da população.
Um destes exemplos é a Universidade Federal do Paraná (UFPR) - www.vigilantesdademocracia.com.br/ - que está realizando um trabalho pioneiro, os Vigilantes da Democracia. A iniciativa consiste no acompanhamento sistemático de todos os representante legislativos do Paraná, nas esferas estadual e federal. O material vem dos principais jornais nacionais, além dos sites oficiais da Assembleia Legislativa do Paraná, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Iniciativa semelhante é a do Observatório da Web, projeto desenvolvido por um grupo de cerca de 30 pesquisadores de quatro instituições federais de ensino, reunidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web. O trabalho é e coordenado pela Universidade Federal Minas Gerais (UFMG).