O presidente Lula e a presidenta eleita Dilma Rousseff confirmaram presença na 40ª Cúpula de Presidentes do Mercosul no próximo dia 17 de dezembro, em Foz do Iguaçu. O evento contará com a presença mais 12 chefes de Estado da América do Sul.
Antecedendo à reunião de cúpula dos presidentes do Mercosul, será realizada a Reunião da Cúpula Social do Mercosul, entre os dias 13 e 16 de dezembro, no Parque Tecnológico de Itaipu, também em Foz do Iguaçu. Este evento deve reunir cerca de mil representantes de movimentos das minorias, como negros, indígenas, mulheres e deficientes.
Programação da Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul:
Quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
9h - Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC)
Local: Hotel Bourbon, Centro de Convenções, Salas Iguaçu II e III ou Salão Cataratas
13h - Almoço oferecido pelo Senhor Ministro de Estado aos Chanceleres e Ministros de Estado da América do Sul
Local: Hotel Bourbon, Restaurante Tarobá
15h - Reunião do Conselho do Mercado Comum ampliado (Chanceleres da América do Sul + Chanceleres convidados)
Local: Hotel Bourbon, Salão Cataratas
18h45 - Deslocamento em ônibus híbrido (eletricidade/etanol) com placa Mercosul para o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), local da Cúpula Social do Mercosul
19h - Encerramento da Cúpula Social do MERCOSUL
20h - Jantar de boas-vindas oferecido pelo Senhor Presidente da República (churrasco em tenda montada ao lado do mirante, refrigerada e protegida do vento e da chuva).
Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
9h - Diálogo privado dos Presidentes dos Estados Partes do Mercosul + Venezuela
Local: Centro de Convenções do Hotel Bourbon, sala Iguaçu IV
10h30 - Fotografia oficial
11h - Reunião Plenária (Estados Partes do MERCOSUL + Venezuela + Estados Associados + Países Convidados)
Local: Centro de Convenções do Hotel Bourbon, salão Cataratas
13h - Entrevista coletiva à imprensa
Local: Hotel Bourbon, salas Iguaçu II e III
Participantes: Chefes de Estado/Governo (a definir)
Partida dos mandatários
Reunião da Cúpula Social do Mercosul
Tema: Integração
Participantes: lideranças sociais do Mercosul
Data: de 13 a 16 de dezembro de 2010
Local: Parque Tecnológico de Itaipu – Foz do Iguaçu / PR
Encerramento: participação dos 13 presidentes (Cúpula Ñandeva), no Cineteatro do Barrageiro – Foz do Iguaçu / PR.