Um dos maiores eventos da região, tem início nesta quarta-feira, 17, em Foz do Iguaçu. O Cultivando Água Boa vai reunir 4,5 mil participantes nos próximos três dias. O evento contará com a presença de experts em meio ambiente e sustentabilidade. Entre os destaques estão Leonardo Boff, que acompanha de perto o desenvolvimento do projeto, o mexicano Enrique Leff, autor de vários livros sobre sustentabilidade - ele lança durante o evento "Discursos Sustentáveis"; Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; e o argentino Carlos Galano. A discussão envolverá temas como o aquecimento global e a questão do desequilíbrio.
Para o coordenador do programa, Nelton Friedrich, a participação de personalidades provoca discussão acerca de temas diretamente ligados ao Cultivando. "Esse é um tipo de evento que a grande força está relacionada à participação das pessoas. No evento teremos figuras de peso para discutir temas pertinentes", comentou.
A participação dos convidados está associada ao eixo 2 do evento, e contará ainda com a realização de oficinas , que abordarão temas como coleta seletiva, cena indígena, bacias hidrográficas, energias renováveis, dentre outras, totalizando 12 temas diferenciados. O envolvimento das comunidades pode ser avaliado inicialmente pelo número de inscrições em cada oficina. Há oficinas que temos 800, outras 200 inscritos e isso é muito positivo, pois mostra a necessidade do envolvimento e comprometimento".
No Eixo 1 do evento, os resultados serão apresentados dentro da gestão matricial, composta por comitês gestores de cada município e de como as atividades propostas pelo cultivando envolveu e ainda envolve 190 mil pessoas. "Neste eixo temos a chance de planejar, executar e avaliar do que foi e está sendo desenvolvido. Se não avaliarmos não conhecemos os pontos fracos e fortes". A avaliação já aconteceu dentro de cada município, e agora os resultados são trazidos a um balanço geral dentro do programa.
No eixo 3, será possível acompanhar a chamada conexão cultural, que inclui apresentações de rituais, cerimônias e propiciar momentos de reflexão. Neste momento será também lançado um CD do Festival das Águas e culminará com show de Sérgio Reis, dia 19.
Conquistas
Este ano o evento recebeu uma nova nomenclatura (+8) devido aos trabalhos que serão concluídos ao longo de 8 anos. "O nome do evento é no gerundio, cultivando, justamente para que seja perene e esteja sempre em movimento", explicou. Os oito anos do Cultivando serão comemorados somente no início de 2011.
Uma das maiores conquistas apontadas por Friedrich dentro do programa é a participação das pessoas. "Tivemos conquistas qualitativas do cuidado com a vida, do cooperar", justifica. Entre os passos mais significativos estão; a criação de 9 novas pequenas cooperativas, 18 agro industrias de produtos orgânicos, a transformação da região em pólo produtor de produtos orgânicos. "Começamos com 187 famílias e hoje são 980 envolvidas". Além disso, verificou-se também desenvolvimento na adesão ao programa de plantas medicinais, além do envolvimento de 1.200 catadores, e outros 756 pescadores que aderiram ao projeto dos tanques redes.
Somado a isso, foram 500 quilômetros de estradas readequadas e outros 900 quilômetros de cerca na mata ciliar, promovendo maior preservação ao meio. O maior ganho, porém, segundo Friedrich está no envolvimento das comunidades. "Hoje são 5 pessoas dentro da Itaipu que atuam na educação ambiental e 10.400 protagonistas nos municípios".
As atividades dentro do evento iniciam na manhã do dia 17 com programação simultânea, incluindo o Encontro de Prefeitos da área de influência da Itaipu: Brasil e Paraguai, Congresso Internacional de Responsabilidade e Sustentabilidade Sociambiental. A aula magna com Carlos Nobre acontece às 19h do dia 17.