Notícias

12/11/10 15:10

Folha de S. Paulo requenta matéria e não há risco de apagão, diz Itaipu Binacional

A Folha de S. Paulo requentou ontem (quinta-feira, 11) matéria, de um mês atrás, sobre a rachadura numa das turbinas da Itaipu. As ilações sobre risco de corte de energia ou apagão se repetiram. E a Itaipu Binacional, novamente, divulgou nota reafirmando que o problema na turbina 6, a da rachadura, não compromete o fornecimento de energia ao país e não representa nenhum risco para o sistema elétrico brasileiro. "Itaipu tem 20 unidades geradoras, opera com 18 e mantém sempre duas de manutenção. Em 26 anos de operação, mesmo em períodos em que a usina foi mais exigida, Itaipu nunca foi a causa de nenhum blecaute. O índice de disponibilidade operacional de Itaipu é de 94,49%, bem superior às médias de outras usinas brasileiras (90,35%) e norteamericanas (88,07%", diz trecho da nota da Itaipu. A seguir, confira-a na íntegra.

Problema na U06 não compromete o fornecimento de energia

O problema ocasionado na Unidade Geradora 06 (U06) da usina hidrelétrica de Itaipu não representa nenhum risco para o sistema elétrico brasileiro. Itaipu tem 20 unidades geradoras, opera com 18 e mantém sempre duas de manutenção. Desde o dia 23 de setembro deste ano, quando foram encontradas duas trincas nesta unidade geradora (anel de desgaste inferior e pá da roda), a máquina está parada para análise.
 
Em 26 anos de operação, mesmo em períodos em que a usina foi mais exigida, Itaipu nunca foi a causa de nenhum blecaute. Quando houve corte no fornecimento de energia, o problema foi ocasionado em linhas de transmissão, que não são operadas por Itaipu.
 
Essa não foi a primeira vez que ocorreu um problema de fissura nas turbinas. O inédito agora é o local onde aconteceu a trinca. Como o problema ocorreu na anel de desgaste inferior (parte inferior da turbina), é necessário desmontar e montar a unidade geradora, o que leva mais tempo para ser concluído o trabalho, como explica o superintendente adjunto de Manutenção de Itaipu, Marco Castella.
 
A área técnica trabalha em conjunto com o fabricante da turbina, a Voith, e consultores especialistas de reconhecimento internacional e especialistas em materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Como uma unidade geradora tem vários componentes, o processo de desmontagem e montagem é demorado. O trabalho é bastante minucioso e deve demorar em torno de oito meses.
  
A performance da usina de Itaipu é excelente
 
A performance das unidades geradoras de Itaipu é considerada excelente pelo setor elétrico brasileiro e mundial. O índice de disponibilidade operacional de Itaipu é de 94,49%, bem superior aos 90,35% da média das empresas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica – ABRAGE (2009), e também superior aos 88,07% da média das empresas filiadas à North American Electric Reliability Corporation – NERC (2008).
 
O índice de indisponibilidade forçada de Itaipu é de 0,10%, contra 1,24% da ABRAGE e 2,36% da NERC. Já a taxa de falha é de 1,07 ano, contra 3,07% da média da ABRAGE e 3,58% da NERC.
  
Nesta quarta-feira, 10 de novembro, a produção exigida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), que regula o setor elétrico brasileiro, foi abastecida com a geração de apenas 13 unidades geradoras de Itaipu. Ou seja, Itaipu ainda teria uma sobra de sete unidades geradoras para suprir as necessidades do sistema elétrico brasileiro. O Brasil já não tem a dependência excessiva de Itaipu como ocorria até há poucos anos.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613