Notícias

11/11/10 13:28

Explicações não explicam história mal contada do Banco Panamericano, por Zé Dirceu

Quanto mais explicações dão, mais esquisito e mal-cheiroso fica esse caso do Banco PanAmericano do Sílvio Santos. Como o Banco Central (BC) não detectou operações fraudulentas que chegaram a esse montante de R$ 2,5 bi? Temos, agora, um diretor do BC, justamente o de Fiscalização, Alvir Hoffman, admitindo que as irregularidades podem ter começado há três ou quatro anos, mas que apenas as investigações vão apontar o tempo exato. Mas a Fiscalização do BC pode deixar irregularidades ocorrerem assim, por tanto tempo, sem estancá-las, sem adotar providências? do blog www.zedirceu.com.br - leia a seguir a íntegra do post.

Quanto mais explicações dão, mais esquisito e mal-cheiroso fica esse caso do Banco PanAmericano do Sílvio Santos. Como o Banco Central (BC) não detectou operações fraudulentas que chegaram a esse montante de R$ 2,5 bi?

Temos, agora, um diretor do BC, justamente o de Fiscalização, Alvir Hoffman, admitindo que as irregularidades podem ter começado há três ou quatro anos, mas que apenas as investigações vão apontar o tempo exato. Mas a Fiscalização do BC pode deixar irregularidades ocorrerem assim, por tanto tempo, sem estancá-las, sem adotar providências?

Como é que o PanAmericano vendeu por tanto tempo carteiras de crédito para outras instituições financeiras, não deu baixa, continuou contabilizando estes recursos como parte do seu patrimônio e ninguém tomou providências contra isso?

Precisa investigar os responsáveis pelas manobras contábeis

A própria Caixa Econômica Federal (CEF),  que adquiriu boa parte das ações do Panamericano há cerca de um ano não viu isso? Tudo bem que se evite a liquidação do banco (sempre traumática para o mercado) e se recorra ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), desde que os bens oferecidos em garantia realmente tenham liquidez no mercado e cubram a operação - o "socorro", "empréstimo", "intervenção branca" ou outro nome que se queira dar.

Sílvio Santos, dizem, ofereceu em garantia quase todo o seu conglomerado fomado por 44 empresas subordinadas à holding SS Participações - entre elas o SBT e o Baú da Felicidade. Mas, não pode parar por aí de jeito nenhum, deixar as coisas andarem como se tudo tivesse voltado ao normal.

É preciso apurar as responsabilidades pela compra do banco pela CEF - aprovada pelo Banco Central! - e particularmente acionar - como já fez o governo, registre-se - os responsáveis pelas manobras contábeis no PanAmericano, já que o que esta em risco é a segurança de nosso sistema bancário e principalmente o papel de fiscalização do BC. Daí a importância de todos os esclarecimentos e de total transparência que o caso exige.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613