A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), uma das coordenadoras da campanha da presidenta eleita, Dilma Rousseff, no Paraná comemorou a vitória de Dilma na sua região de base eleitoral com uma média de votação acima de 60%. No Sudoeste, Dilma bateu o tucano José Serra em todos os 42 municípios.
Luciana atribuiu o fato à compreensão da população sudoestina de que a região foi bastante beneficiada pelos programas sociais e ações do governo do presidente Lula. Ela citou ainda a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul e os programas de moradia, como o Habitação Rural e o Minha Casa, Minha Vida – como exemplos da atenção do governo federal aos municípios do Sudoeste.
Luciana aproveitou o pronunciamento também para se manifestar orgulhosa da eleição da primeira mulher para o cargo de presidente do Brasil, mais de 80 anos depois das brasileiras conquistarem o direito de votar e de serem votadas.
A parlamentar desabafou sua indignação diante da campanha preconceituosa e de baixo nível de discussão política que Dilma sofreu. “O preconceito contra a mulher fez a campanha tomar um rumo complicado, que não discutiu o que era importante para o futuro do país, mas se concentrou em questões morais, religiosas e até mesmo levantou suspeitas mal-intencionadas sobre o estado de saúde da canditada do PT”, lembrou Luciana.
Ela ressaltou a coragem de Dilma em enfrentar todas as acusações caluniosas da campanha e o altruísmo em estender a mão à oposição como um dos primeiros gestos da presidenta eleita. Também destacou seu compromisso de honrar as mulheres brasileiras, de valorizar a democracia e a liberdade de expressão e de erradicar a miséria no país.