A presidenta Dilma ganhou as eleições do segundo turno na maioria dos municípios paranaenses. Mas se tem uma região inteira em que a candidata petista emplacou de ponta-a-ponta foi o Sudoeste do Paraná. Dilma venceu nos 42 municípios e com uma média de 60,34% dos votos, acima da média nacional de 56%. Ela fez 202.735 votos e Serra, 133.202 votos válidos (39,65%).
O município em que ela foi mais votada foi Pinhal de São Bento (81,87%) e o menor índice de votação de Dilma no Sudoeste foi obtido em Vitorino (51%). Com relação ao primeiro turno, Dilma fez sete mil votos a mais na cidade-pólo de Francisco Beltrão (58,64%). Em Pato Branco, Dilma obteve 54,41% dos votos.
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), sudoestina, atribui o resultado às ações do governo Lula na região: “em municípios menores, o impacto das ações do governo federal é mais sentido e mais visto pelo conjunto da população, seja pelo crédito rural, programas habitacionais, de distribuição de renda e mesmo os reflexos do crescimento econômico na arrecadação”.