O presidente Lula falou na manhã desta quarta-feira (27) em Curitiba que se dedicou a campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República no Paraná porque o estado é “importante” e, brincando, comentou: “na outra encarnação eu fui paranaense”.
Lula comemora nesta quarta 65 anos e recebeu homenagens já no hotel. Funcionários do estabelecimento e assessores mais próximos teriam entregado um bolo ao presidente. Em seguida, ele tomou café da manhã com o ministro do Planejamento, Paulo Bernando, e com o diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que estava acompanhado da mulher. Ao sair do hotel, Lula parou para tirar fotos com funcionários da empresa Votorantin, que participavam de um evento no local. Alguns simpatizantes chegaram a puxar um “Parabéns para você.”
Lula volta ao estado vizinho para inaugurar a conclusão das obras de reforma do Porto de Itajaí, o principal de Santa Catarina e um dos maiores do país, especializado em contêineres e cargas congeladas. O governo federal investiu R$ 268 milhões para recuperar dois dos quatro berços de atracação do porto. Eles haviam sido destruídos pela correnteza em novembro de 2008, quando a cidade foi alagada em razão das fortes na região. Acompanham o presidente na inauguração, os ministros Pedro Brito (Secretaria de Portos) e Altermir Gregolin (Pesca).
Esta é a segunda visita de Lula ao Porto de Itajaí em pouco mais de um mês. No dia 13 de setembro, ele foi ao local inaugurar a reforma de um dos berços e, na época, prometeu voltar para marcar a reforma completa do setor.