Professores universitários, representantes de movimentos estudantis, lideranças partidárias e sindicalistas se lançaram na última terça-feira (19), no auditório do Sinteemar (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino em Maringá) em Maringá, o Comitê Universitário Pró-Dilma. Suprapartidário, o comitê já faz campanha de Dilma junto à comunidade universitária por meio de panfletagens e encontros.
Estiveram presentes na reunião a coordenadora estadual da campanha de Dilma para a área de ensino superior e ciência e tecnologia Lygia Pupatto (PT), os presidentes dos diretórios municipais do PT e PC do B, vereador Mário Verri e Rogério Calazans e João Machado, representando o PMDB municipal. Também participaram os ex-reitores da UEM (Universidade Estadual de Maringá), professores Ângelo Priori e Décio Sperandio.
“Nossa missão é conscientizar esta importante parcela da população, apontando os avanços do ensino superior nos oito anos do governo Lula e levando a mensagem de que um novo governo do PSDB vai representar um grande retrocesso para educação superior no Brasil”, afirmou Lygia.
Foram criadas no governo Lula 14 novas universidades federais, mais de 100 campi universitários pelo interior do País além da criação e a ampliação de Escolas Técnicas e Institutos Federais. O PROUNI possibilitou o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens.