Enquanto José Serra, em todas as manifestações a respeito minimiza e diz que dinheiro do pré-sal só depois de uma década a Petrobras anunciou que inicia no final deste mês a exploração comercial do petróleo da camada. José Gabrielli, presidente da estatal, informou que as operações comerciais no Campo de Tupi devem começar entre os dias 27 e 28 - já na semana que vem.
De acordo com Gabrielli, a exploração experimental de Tupi começou em maio. Atualmente, são extraídos do campo cerca de 14 mil barris de petróleo/dia. Com o início da exploração comercial, a extração pode chegar a 100 mil/dia.
A camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 km entre os Estados do ES e SC, abaixo do leito do mar. Engloba três bacias sedimentares - Espírito Santo, Campos e Santos. O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo.
Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os de Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros. Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que coloca o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.