Eleita com mais de 3 milhões de votos, a futura senadora pelo Paraná Gleisi Hoffmann (PT) cumpre amanhã (terça-feira, 19), em Foz do Iguaçu, uma extensa agenda de compromissos. A petista, que deve chegar nas primeiras horas da manhã, concederá entrevista coletiva e se reunirá com empresários, líderes religiosos e com a militância. Mais votada entre os candidatos ao Senado nas eleições de outubro, Gleisi saiu vitoriosa das urnas dentro da coligação União Faz um Novo Amanhã, que uniu seu partido, o PT, ao PDT, PMDB, PSC, PR e PC do B.
"Primeiramente ela vem agradecer o apoio que recebeu: 90 mil votos em Foz do Iguaçu, e vai trocar ideias sob o ponto de vista político com vários setores. De manhã, além da entrevista à imprensa, ela encontrará com membros da Acifi, para dar retorno sobre o documento recebido por ela", resumiu o presidente do diretório do PT em Foz e suplente da senadora eleita, Pedro Tonelli.
O documento ao qual ele se refere foi firmado por Gleisi, então candidata, em 1º de setembro, quando ela se reuniu com membros da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu. Com a assinatura do documento, Glesi se comprometeu a, se eleita, lutar pelo cumprimento de 18 proposições que atendem aos anseios do extremo-oeste, elencadas pela Acifi e 23 entidades representativas de classe de Foz e da região.
Dentre as bandeiras, estão questões de logística em transporte - como os portos intermodais, ligação ferroviária visando o futuro corredor bioceânico Paranaguá - Antofagasta -, aduaneiras e da área da saúde, como a elevação do teto dos recursos do SUS.
"Ela (Gleisi) recebeu as principais bandeiras da região. Por isso vem dialogar com a direção da Acifi e com os representantes das entidades sobre o encaminhamento daquelas reivindicações", disse Tonelli.
Viagens
Pela primeira vez na cidade desde que foi eleita, Gleisi cumpre uma agenda semelhante à mantida em Maringá na quinta-feira, 14, quando também agradeceu os 82.207 votos que recebeu na cidade. Além disso, a senadora eleita também se reuniu com líderes religiosos católicos e evangélicos, o que também ocorrerá em Foz do Iguaçu.
"Ela vai conversar com líderes religiosos, pois sempre teve um trabalho, quando estava na Itaipu, tanto com o pessoal da Igreja Católica, quanto com os evangélicos e muçulmanos. Por isso ela irá visitá-los, agradecer apoios e se colocar à disposição. No final da tarde, ela se reúne com a militância", enumerou o presidente do PT iguaçuense.
À noite, Gleisi Hoffmann participa da cerimônia da campanha de combate ao câncer de mama, quando os marcos das três fronteiras serão iluminados com tons de rosa (veja matéria nesta edição).