Faltam nove dias para o início da segunda edição da Feira de Negócios da ACIFI – Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, coordenada pelo Conselho da Mulher Empresária e Executiva (CME) da entidade. A abertura acontecerá no dia 20, sendo que uma das grandes atrações será a palestra de Max Gehinger, escritor e administrador de empresas, especialista em gestão empresarial e finalista duas vezes do Top of Mind no quesito "palestra".
A palestra de Gehringer é gratuita e exclusiva para associados da ACIFI, mas a feira oferecerá ainda outras duas palestras que serão abertas ao público: a de Clovis Tavares (dia 21), premiado palestrante que mescla marketing com mágica para falar sobre o mundo dos negócios; e de Altemir Farinhas (dia 22), que aborda o tema educação financeiras.
Segundo Tereza Dantas, presidente do CME, uma das novidades da feira em relação à primeira edição, no ano passado, foi a ampliação dos dias de evento visando aumentar os atrativos e também a visibilidade das empresas expositoras. "Promoveremos quatro dias de eventos, e com muitas e diversificadas atrações. A expectativa é atrair mais de oito mil pessoas ao evento", destacou.
A Feira de Exposições, com entrada franca ao público, estará aberta nos dias 20 e 21 de outubro, a partir das 19 horas; no dia 22, a partir das 13 horas; e no dia 23, sábado, das 8h30 às 22 horas. "Todos os estandes estão vendidos", observou Tereza. Participarão da feira de exposições neste ano 44 empresas de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, que oferecerão ao público seus produtos e serviços. A ACIFI manterá três estandes institucionais para divulgação de produtos e serviços destinados aos associados.
"A feira é uma vitrine onde os comerciantes e empresários podem mostrar ao público seu negócio e ampliar o leque de contatos, ou mesmo realizar vendas diretas", acrescentou Tereza Dantas.
Os associados participantes da feira também estão inscritos para uma rodada de negócios que será realizada na manhã do dia 22. "Esta é outra oportunidade que a feira oferece aos empresários de divulgar seus produtos e serviços e ampliar ainda mais a rede de contatos para futuros negócios", observou a coordenadora do evento.
A exemplo do ano anterior, a feira de negócios contará com um desfile de modas, mas desta feita, realizada em parceria com acadêmicos e coordenadores do curso de Design de Moda da Faculdade UDC. O desfile terá início às 20 horas do dia 22.
Este ano, a Associação das Senhoras Rotarianas estarão promovendo durante a feira o tradicional Festival do Morango. O evento, cujo valor do ingresso é de R$ 39, acontecerá na tarde de sábado, dia 23, a partir das 15 horas.
A segunda edição da Feira de Negócios da ACIFI será aberta oficialmente no dia 20, às 19 horas, no Hotel Golden Tulip Internacional. "Nossa expectativa é oferecer um evento de qualidade tanto para os associados participantes como ao público em geral", finalizou.
Impostômetro
O Feirão do Imposto (Feirão do Imposto) e o Impostômetro serão duas ações que acontecerão durante a Feira de Negócios da ACIFI. Para que os participantes tenham conhecimento do quanto os brasileiros pagam de imposto, o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojefi), numa parceria com o Observatório Social de Foz do Iguaçu, montará um telão para divulgação do Impostômetro - Sistema Permanente de Acompanhamento das Receitas Tributárias. Este equipamento registra o quanto o brasileiro paga em impostos a cada segundo.
Já o Feirão do Imposto - lançado em 2003, na cidade de Joinville, Santa Catarina e hoje uma ação desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (CONAJE) – reforça a luta da classe empresarial pela redução da carga tributária brasileira.
O estante do Cojefi terá ambientes que simulam uma residência comum, com produtos utilizados na rotina do dia a dia do consumidor, incluindo desde alimentos, peças do vestuário, produtos de higiene pessoal e móveis, com cartazes fixados para divulgar o quanto do preço final de cada artigo em exposição é relativo a impostos pagos pelos cidadãos.