Noroeste terá prioridade no reforço de mais policiais contratados por concurso no Estado
“A distribuição dos novos policiais pelo Estado ainda será definida e o Noroeste terá prioridade. Dentro de aproximadamente 45 dias devemos voltar, com todo o alto comando das polícias civil e militar, e apresentar um plano de ações com tudo o que foi e será feito a partir das solicitações feitas nesta audiência” - do governador Orlando Pessuti em reunião com representantes da sociedade, associações e conselhos municipais sobre as proposta de combate ao crime na região.
O governador Orlando Pessuti se reuniu com representantes da sociedade, associações e conselhos municipais do Noroeste do Estado, para discutir avanços no combate ao crime na região. O principal ponto discutido foi a contratação de policiais. Segundo o governador, em breve, mais 2,5 mil pessoas passarão a atuar na segurança do Paraná, por meio de concursos públicos realizados desde o fim do ano passado. Ao todo, serão 1,6 mil policiais militares, 500 policiais civis e 400 bombeiros. “A distribuição dos novos policiais pelo Estado ainda será definida e o Noroeste terá prioridade”, assegurou Pessuti. “Dentro de aproximadamente 45 dias devemos voltar, com todo o alto comando das polícias civil e militar, e apresentar um plano de ações com tudo o que foi e será feito a partir das solicitações feitas nesta audiência”, completou.
De acordo com o comandante geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, a previsão é que em junho o Batalhão de Maringá já ofereça um curso para os novos soldados. “A audiência pública que realizamos foi bastante produtiva e muitas sugestões serão oficializadas como pedidos ao governador e colocadas em prática”, disse.
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública mostram que, no primeiro trimestre de 2010, o índice de furtos e roubos na região de Maringá caiu 15,7%, se comparado ao mesmo período de 2009. Entre janeiro e março do ano passado, a polícia registrou 1.439 desses crimes, contra 1.212 no mesmo período deste ano. Os números fazem parte Relatório Estatístico Trimestral, que passou a ser divulgado pelo Governo do Paraná nesta semana.