Rumo a vitória, prontos para uma nova caminhada
Zeca Dirceu
Política é um tema que desde a infância está presente em meu dia a dia. Mais do que isso foi um dos fatores preponderantes na minha formação pessoal, de valores, além de servir como referencial para o exercício da vida pública. A explicação mais simples, lógica e plausível é que se trata de uma questão de DNA. Meu pai, José Dirceu, que desde muito jovem optou por uma trajetória de lutas em favor da democracia como líder estudantil, exilado político, dirigente partidário, deputado estadual, federal e ministro de Estado, exerceu uma enorme influência na minha vida. Aliás, sinto orgulho pela sua história.
Aos 18 anos comecei a militância no PT, em Cruzeiro do Oeste. Em 2001, exerci a função de secretário municipal de Indústria e Comércio numa coligação política vitoriosa, mas que dela me retirei por discordâncias programáticas. A seguir, assumi a Coordenação Regional da Secretária do Trabalho em Umuarama, PR, até ser eleito, em 2004, prefeito de Cruzeiro do Oeste e reeleito em 2008. No dia 1º de abril de 2010 deixei a função para me candidatar a deputado federal, pelo Partido dos Trabalhadores. Agora, no próximo domingo, 3 de outubro, vamos às urnas para a grande festa da democracia brasileira.
Nestes seis meses de campanha percorri o Paraná em quase toda sua extensão. Foram milhares de quilômetros rodados conversando com pessoas, ouvindo os anseios da sociedade e procurando entender para poder atender as principais necessidades dos paranenses.
Confesso que muito do que vi e ouvi não era diferente daquilo que havia encontrado em Cruzeiro do Oeste quando assumi a prefeitura local. Algumas questões são básicas, comuns e basta uma certa dose de boa vontade para poder minimizar seus efeitos; outras exigem uma articulação política mais ampla para poder negociar com as bancadas no Congresso Nacional ou então um bom trânsito nas esferas do Poder Executivo à cata de soluções ou recursos para projetos específicos.
Até agora, como prefeito, pude exercitar a primeira parte dessa estratégia, mas como deputado federal quero oferecer a minha experiência e buscar alternativas de políticas públicas que atendam as diversas demandas sociais.
Todas essas experiências me fizeram entender e acreditar que governar é fazer o óbvio. É buscar, muitas vezes, soluções simples e caseiras. Ao largo dessa caminhada procurei difundir e mostrar em palestras, reuniões ou no blog de campanha, uma série de ações aplicadas em Cruzeiro do Oeste que se mostraram eficientes e eficazes.
Com um orçamento pequeno, porém movido pela disposição dos servidores municipais, com o apoio da comunidade, dos governos estadual e federal, institui programas como o de educação integral que beneficiou 60% dos alunos da 1ª a 4ª série de ensino do primeiro grau; incentivei a agricultura familiar por meio do Programa Terra Fértil fornecendo subsídios agrícolas, transporte e assistência técnica; implantei programas de treinamento e aperfeiçoamento da mão de obra local para geração de emprego e renda. Na área da saúde, priorizei a assistência às crianças com o Programa de Atenção Materno Infantil e fomentei a ampliação do projeto Saúde da Família que garante atendimento a 100% da população local.
Tenho consciência que é preciso avançar ainda mais e por isso quero pedir o seu voto para deputado federal, assim como Dilma Rousseff para presidenta da República, Gleisi e Requião para o senado e Osmar Dias para governador. O grande desafio começa a partir de 3 de outubro.
Em recente artigo que postei em meu blog, “Conquistas e Desafios”, afirmei que “se as conquistas foram grandes os desafios serão ainda maiores”. Nos últimos oito anos o Brasil conheceu um novo tempo. O presidente Lula devolveu não só a esperança, mas a certeza de que, com vontade e determinação, é possível mudar ainda mais a face deste País.
Quero agradecer aos milhares de amigos e amigas paranaenses que me receberam em suas cidades, em suas casas; em reuniões ou nas conversas de rua, nas escolas, igrejas; nos ambientes de trabalho, enfim, agradeço pela oportunidade de aprender um pouco mais a cada dia. Deixei a prefeitura de Cruzeiro do Oeste com a consciência tranquila do dever cumprido. Agora, quero chegar a Brasília com a mesma convicção, disposição e vontade. Eu conto com seu voto no dia 3 de outubro.