A candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT) sempre teve seu olhar voltado para a defesa das crianças e da juventude. Ela defende políticas públicas de proteção e acredita que o caminho para melhorar as perspectivas de futuro está na educação. “A educação é prioridade, por isso o Governo Lula tomou a decisão de fazer um forte investimento nessa área e espalha pelo território nacional braços das nossas universidades, centros tecnológicos e escolas técnicas”, destaca Gleisi.
No Senado, a candidata quer ajudar a presidente Dilma Rousseff a dar prosseguimento às políticas do presidente Lula. “Estamos prontos para apostar na juventude e fazer um jogo combinado: do ensino fundamental à universidade. Quero estar no Senado para trazer mais recursos e verbas, principalmente para o ensino técnico profissionalizante e para a capacitação dos jovens”, diz.
O Governo Federal já construiu 240 escolas técnicas profissionalizantes no país, sendo que o Paraná já tem mais de 15. A meta da candidata é dobrar o número de escolas técnicas no Estado nos próximos quatro anos.
Outra proposta é aumentar os recursos para o PróJovem, iniciativa do Governo Federal que ajuda milhares de jovens a saírem de uma situação de exclusão social. Um dos principais benefícios do programa é a qualificação profissional. “Com uma boa formação a juventude consegue entrar no concorrido mercado de trabalho e ter melhores perspectivas de carreira”, avalia Gleisi.
Também pretende ampliar o Segundo Tempo nas escolas, garantindo que as crianças e os jovens possam ter contato com o esporte. “É um programa importante inclusive para preparar nossos jovens para as Olimpíadas de 2016. Quero propor no Congresso Nacional que o Segundo Tempo se torne um programa de Estado e possa ser desenvolvido em todas as escolas”, sugere Gleisi, destacando que além de ser um hábito saudável, o esporte é importante instrumento de inclusão social e uma ação eficiente para afastar a juventude do mundo das drogas.