A Reforma Tributária deve ser feita urgente em nosso País, sobretudo para tentar reduzir a aliquota de tributos que nós brasileiros pagamos todos os dias, seja direto na fonte de renda ou em tudo aquilo que consumimos. Pensando nisso, jovens empresários do país todo estão realizando nesta semana uma campanha para despertar nos consumidores a consciência da carga tributária incidente em tributos. Essa mobilização é denominada de Feirão do Imposto, evento nacional liderado pela Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) que movimenta jovens empreendedores de todos os estados do Brasil.
Segundo o IBPT, a carga tributária sobre renda, consumo e patrimônio já consome 148 dias de trabalho do brasileiro; neste ano, cada cidadão trabalhará até 27 de maio para pagar impostos, taxas e contribuições. A expectativa de vida atual do brasileiro é de 72,3 anos. O brasileiro que nasce em 2008 trabalhará metade de sua vida para pagar tributos e em 108 anos a expectativa de vida do brasileiro cresceu 116%, enquanto que a expectativa de pagamento de tributos aumentou 245%.
O Feirão do Imposto é um projeto legitimamente catarinense que nasceu em 2003 na cidade de Joinville através da ACIJ Jovem (Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville). Através dele pode se conhecer de forma transparente a carga de impostos pagos pelo contribuinte (percentual de tributos) sobre serviços e bens de consumo que é um direito assegurado pelo parágrafo 50 do Art. 150 da Constituição Federal. Ele foi o ponto de partida para deflagrar uma campanha nacional acerca da alta carga tributária, mobilizando toda a sociedade civil para a causa de informar e, sobretudo educar a população sobre o quanto se paga de imposto, já que a grande maioria dos brasileiros não tem consciência que paga impostos sobre todos os produtos e serviços que consome em seu dia a dia.