O candidato a deputado federal Zeca Dirceu disse nesta sexta-feira (24) que o Paraná tem muito para avançar em termos de transporte, sobretudo no intermodal, envolvendo várias modalidades de transporte. “Isso facilitaria muito o escoamento da nossa safra, pois há lugares que o mais indicado é o uso de caminhões, enquanto que em outros casos a melhor opção é a ferrovia. Mas, para isso, precisamos que nossas rodovias e ferrovias tenham melhores condições”.
Aumentar o volume de investimentos nos aeroportos é um dos obstáculos a ser superado, informa Zeca. “Embora haja uma ótima notícia para o Aeroporto Afonso Pena, que vai receber mais de R$ 70 milhões em investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por conta da Copa de 2014, é necessário recursos para os demais aeroportos de grande porte do Paraná”, lembra.
Zeca Dirceu defende que os investimentos também sejam destinados aos pequenos aeroportos espalhados por todo o Paraná. “Pois, só assim teremos melhores condições de transporte, não só por via terrestre, mas também aéreo”, justifica.
Hidrovia – A questão do transporte hidroviário é outra bandeira que Zeca Dirceu vai defender na Câmara dos Deputados. “O uso de hidrovias para o transporte de cargas seria muito barato e menos poluente. Para algumas empresas pode parecer mais vantajoso usar apenas caminhões no transporte da carga, ao invés de aliar aos meios de transporte fluvial e o rodoviário”, acredita.
“Só que existe o problema dos congestionamentos que atrasam a enrega das as cargas nos destinos”, alerta. “O uso de hidrovias também pode representar uma redução nos gastos com transporte. Portanto, o meio pode ser ainda mais barato”, conclui.