
Em um município onde muitos moradores precisam se deslocar para consultas, exames e atendimentos especializados em outras cidades da região, garantir transporte adequado para a saúde pública faz diferença direta na rotina da população. Para fortalecer esse atendimento em Rosário do Ivaí, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) garantiu o pagamento de R$ 97.516,00 para a aquisição de um novo veículo que será utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O recurso foi pago integralmente nesta segunda-feira (26), por meio de emenda individual destinada ao Fundo Nacional de Saúde (FNS), para a estruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A conquista nasceu de uma articulação construída com o presidente do Partido dos Trabalhadores em Rosário do Ivaí, Hélio Pereira dos Santos, e com o vereador Lustroso, que apresentaram ao deputado a necessidade de ampliar a frota utilizada no atendimento da saúde municipal.
Segundo Zeca Dirceu, o novo veículo chega para enfrentar uma dificuldade comum em municípios do interior: garantir transporte seguro e contínuo para quem depende do SUS.
“Muita gente precisa sair cedo de casa para fazer exames, consultas e tratamentos em outras cidades. Quando falta estrutura, quem sofre é a população, principalmente idosos, pacientes em tratamento e famílias que dependem exclusivamente da saúde pública. Esse veículo ajuda justamente a dar mais condições para que o município mantenha esse atendimento com mais segurança e agilidade”, afirmou o deputado.
Zeca também destacou que o investimento representa o início de uma parceria construída para ampliar a chegada de recursos ao município.
“Estamos começando uma parceria que já traz resultados para Rosário do Ivaí. Esse carro vai ajudar justamente quem mais depende da saúde pública e foi uma demanda apresentada pelas nossas lideranças que conhecem a realidade da cidade e nos mostraram essa necessidade”, afirmou Zeca Dirceu.
Além da emenda para a saúde, o deputado também indicou uma emenda de bancada para a aquisição de uma retroescavadeira, investimento que deve auxiliar o município em serviços de infraestrutura e manutenção rural.