
A falta de vagas em creches, as dificuldades enfrentadas por estudantes no transporte escolar e a necessidade de ampliar a estrutura das universidades públicas federais estiveram no centro da agenda cumprida pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) em Pato Branco nesta segunda-feira (25). Durante a visita ao município, o parlamentar acompanhou obras e investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do governo Lula voltados à educação.
Uma das agendas foi na construção do novo Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Pinheirinho. A obra, que recebe mais de R$ 5,9 milhões em investimentos federais, deve atender famílias que convivem diariamente com a dificuldade de conseguir vagas para crianças pequenas.
Ao visitar o local, Zeca destacou que a ampliação da rede de educação infantil representa mais tranquilidade para mães e pais trabalhadores da região.
“Graças ao governo do presidente Lula e à nossa luta em defesa da educação, muitas mães aqui de Pato Branco, no bairro Pinheirinho e nos bairros vizinhos, vão poder acabar com o drama que todas vivem. Vão ter garantida a vaga na creche, a vaga no centro de educação infantil”, afirmou.

A presidenta da APP-Sindicato Núcleo Sindical de Pato Branco, Diuliana Baratto, destacou a atuação do parlamentar na articulação de recursos para o município.
“Muito obrigada, Zeca, por todo o apoio que você tem dado a Pato Branco, trazendo recursos e acompanhando os recursos do governo Lula aqui na cidade, viabilizando cada vez mais oportunidades para a população pato-branquense”, disse.
Mais estrutura para UTFPR
Zeca também esteve na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco, onde acompanhou o início das obras de um novo bloco didático financiado pelo PAC. O investimento previsto é de R$ 7 milhões.
A ampliação da estrutura deve beneficiar diretamente estudantes, pesquisadores e professores da instituição, além de permitir crescimento das atividades de ensino, pesquisa e inovação tecnológica.
“Está saindo mais uma obra do PAC, que vai criar uma condição muito maior e melhor para a gente ter cada vez mais educação pública de qualidade e gratuita. É o governo do presidente Lula que colocou a educação de novo como a grande prioridade do país”, afirmou o deputado.
Para Zeca, o investimento fortalece não apenas a universidade, mas também o desenvolvimento regional.
“Daqui a pouco vamos ver um bloco didático novo surgindo aqui, muito importante para a instituição crescer e ampliar seu trabalho de pesquisa, tecnologia, inovação e formação”, destacou.
“É trabalho nosso”
A agenda em Pato Branco também incluiu a entrega de um novo ônibus escolar, adquirido com recursos de emenda da bancada federal do Paraná. O investimento foi de R$ 497 mil.
O veículo deve reforçar o transporte de estudantes, especialmente de áreas rurais e comunidades mais afastadas, garantindo mais segurança e melhores condições no deslocamento diário até as escolas.

“Tem entrega acontecendo todo ano, todos os meses, o tempo todo. Através da bancada do Paraná, nós temos garantido recursos adicionais. É dinheiro que jamais chegaria para o Paraná e para os municípios se a gente não fizesse a emenda no orçamento”, afirmou Zeca.
“Tem ônibus chegando para todo o Paraná. Se você ver um amarelinho circulando, pode ter certeza que é trabalho nosso”, completou o deputado