
Quem procura atendimento nos postos de saúde de Dois Vizinhos, depende de exames especializados ou precisa de atendimento hospitalar já conta com mais investimento nos serviços públicos de saúde do município. O deputado federal Zeca Dirceu garantiu, somente neste ano, mais de R$ 2 milhões em recursos federais para o custeio da saúde da cidade, valores que ajudam diretamente na manutenção dos atendimentos, compra de medicamentos, realização de consultas, exames e no funcionamento das unidades de saúde e do Hospital Pró Vida.
Os recursos já foram pagos pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao município. Em abril, Dois Vizinhos recebeu R$ 1 milhão por meio de emenda PAP (Piso da Atenção Primária à Saúde), modalidade voltada ao fortalecimento da atenção básica, utilizada nos postos de saúde, Estratégia Saúde da Família e ações preventivas. Na prática, o recurso ajuda o município a manter consultas, atendimentos diários, vacinação, acompanhamento de pacientes e a estrutura das UBSs.
Já em maio, foi liberado mais R$ 1 milhão em emenda MAC (Média e Alta Complexidade), destinada aos atendimentos especializados e hospitalares, como exames de maior complexidade, consultas com especialistas, cirurgias e procedimentos realizados no Hospital Pró Vida. O recurso também auxilia o município a reduzir filas e garantir continuidade nos atendimentos que dependem de estrutura hospitalar e especializada.
O vereador Nino, que articulou os recursos junto ao deputado, destacou que os investimentos chegam para aliviar a pressão diária enfrentada pela rede pública de saúde do município. “O deputado Zeca Dirceu sempre trabalhando pelo município de Dois Vizinhos. Só neste ano de 2026 já liberou mais de R$ 2 milhões em recursos para a saúde do município. Esses recursos são utilizados tanto nos postos de saúde como também no nosso Hospital Pró Vida. Eles ajudam diretamente no custeio de remédios, consultas e exames, que é onde a população mais sente necessidade no dia a dia”, afirmou.
Segundo Nino, além dos investimentos, Zeca mantém presença constante nas demandas do município. “O deputado sempre está atuando por Dois Vizinhos não só na saúde, mas trazendo recursos para diversas áreas e, principalmente, lutando pela nossa população lá no Congresso Nacional”, completou.
Para Zeca Dirceu, investir na saúde pública é garantir dignidade para quem depende do SUS e dar condições para que os municípios consigam manter os serviços funcionando. “Quando chega um recurso como esse, ele não fica só no papel. Ele vira consulta, exame, remédio, atendimento no posto de saúde e atendimento hospitalar para quem precisa. O SUS é uma das maiores políticas públicas do Brasil e precisa ser fortalecido permanentemente”, disse.
Os novos investimentos se somam a uma série de recursos articulados por Zeca Dirceu para Dois Vizinhos nos últimos anos. Entre emendas parlamentares, programas federais e projetos viabilizados junto ao Governo Lula e à Itaipu Binacional, os investimentos já ultrapassam R$ 34 milhões no município, contemplando áreas como saúde, educação, habitação, agricultura, infraestrutura e desenvolvimento rural.