
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que estará em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, em junho, para inaugurar a primeira etapa das obras da nova sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O anúncio foi feito durante reunião no Palácio do Planalto com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR).
Segundo Zeca Dirceu, a vinda de Lula reforça o compromisso do governo federal com a educação pública, a integração latino-americana e o desenvolvimento do Paraná. “O presidente Lula vem ao Paraná trazer e inaugurar grandes investimentos. Em Foz do Iguaçu, vai entregar a primeira etapa das obras da Unila, uma universidade criada por ele há 16 anos e que é estratégica para o Brasil e para toda a América Latina”, afirmou o deputado.
A agenda em Foz do Iguaçu inclui a entrega da primeira fase do campus Arandu, que contempla três edifícios em execução: o restaurante universitário e biblioteca, o bloco de salas de aula e o prédio administrativo, com 18 andares. No total, o campus terá 94 mil metros quadrados de área construída.
“Essa é uma obra emblemática, assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que ficou abandonada durante quatro anos no governo anterior. Agora, com o presidente Lula, voltou a andar e está se transformando em realidade”, destacou Zeca Dirceu.
Além da inauguração na Unila, Zeca Dirceu ressaltou que a visita do presidente a Foz do Iguaçu integra um conjunto mais amplo de ações do governo federal no Paraná, que envolvem investimentos em universidades, institutos federais, infraestrutura, saúde e agricultura familiar. “São ações que impactam diretamente a vida das pessoas, geram emprego, renda e desenvolvimento regional”, afirmou.
As datas oficiais da visita presidencial ainda serão definidas pela Presidência da República, mas, segundo Zeca Dirceu, a expectativa é de que a agenda em Foz do Iguaçu seja um marco para a educação superior e para a retomada de grandes obras estruturantes no Paraná. “É conversa boa, daquelas em que a gente vê o resultado chegando na ponta, tocando a vida dos paranaenses. E tenho certeza de que o presidente ainda vai precisar voltar muitas vezes ao nosso estado, porque tem muita obra para inaugurar”, concluiu.