
O deputado Zeca Dirceu (PT) adiantou nesta terça-feira (PT), em Curitiba, que o programa Gás do Povo vai passar a atender todas as 399 cidades do Paraná até o mês de março. "Hoje, começa a atender 33,5 mil famílias em Curitiba e até março estará na maioria das cidades do Paraná. Pelo auxílio gás, o governo já atendia mensalmente 127,5 mil famílias no estado e destas, 12,9 mil em Curitiba. O novo programa é melhor porque utiliza um vale eletrônico para a retirada direta do botijão em revendas autorizadas. Isso aumenta o controle e garante que o benefício seja usado especificamente para o gás de cozinha", adianta o deputado que acompanhou o ministro Renan Filho (Transportes) nesta terça-feira (27) na capital paranaense.
O programa criado em setembro de 2025 vai atender as famílias de baixa renda por meio do fornecimento gratuito do vale para recarregar o botijão de gás de cozinha de 13 quilos. A partir desta terça-feira, 950 mil novas famílias de 17 capitais passaram a receber o vale que pode ser utilizado em mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país. "Este é mais um programa de proteção social que soma ao Bolsa Família que atende 545,2 mil famílias no Paraná com um benefício mensal médio de R$ 694 e BPC que é pago a 275,9 mil paranaenses todos os meses"
O Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), aponta que o programa estará em pleno funcionamento em março, quando 15 milhões de famílias serão beneficiadas. O Gás do Povo combate a pobreza energética, definida como a dificuldade de uma família em ter acesso a serviços de energia essenciais e modernos, como iluminação, aquecimento, refrigeração e energia para cozinhar.
O programa traz vantagens, segundo o ministério, não apenas para as famílias de baixa renda, mas para a saúde pública. O MDS ressalta que o acesso ao botijão reduz o uso de alternativas perigosas (como lenha, carvão e querosene) para o cozimento, diminui riscos de doenças respiratórias e queimaduras e garante acesso a fontes de energia limpas e seguras.
Para receber o benefício, a família precisa: Ser beneficiária do Bolsa Família; ter ao menos duas pessoas no núcleo familiar; renda per capita de até meio salário-mínimo; Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses; ter o CPF do responsável familiar regular, sem pendências. "Até março, o Gás do Povo vai atender todas as 5.571 cidades do país, substituindo o auxílio gás, com foco na recarga direta do botijão", completou Zeca Dirceu.
(com informações da Agência Brasil)