
Uma balsa gratuita vai garantir a travessia de veículos e pedestres sobre o Rio Piquiri, entre os municípios de Francisco Alves e Terra Roxa, enquanto a ponte da região passa por obras de recuperação. A medida emergencial é resultado de uma articulação do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e tem como principal objetivo reduzir os impactos da interdição da ponte na rotina da população e no desenvolvimento regional.
Desde a interdição, Zeca Dirceu cobrou providências do governo federal para assegurar uma alternativa de transporte segura e acessível. A solução da balsa, segundo o DNIT, não terá nenhum custo para a população durante todo o período de recuperação da estrutura.
De acordo com o superintendente do DNIT no Paraná, Hélio Gomes, a previsão é que o contrato seja assinado e que a balsa comece a operar já na quinta-feira (08), inicialmente com funcionamento de 12 horas diárias, com perspectiva de ampliação para 24 horas em até dez dias.
“O principal fato que a gente pode sinalizar é que ela vai ser gratuita. Vai ser durante todo o período da recuperação da ponte, para não prejudicar a população. Hoje, para chegar até Guaíra é preciso dar uma volta muito grande e a balsa vai facilitar bastante esse deslocamento”, explicou.
Atualmente, a interdição da ponte obriga motoristas a percorrerem um trajeto alternativo que aumenta em cerca de 80 quilômetros a viagem, afetando moradores, trabalhadores, estudantes e também o turismo regional, especialmente em períodos de férias, já que Guaíra é um importante polo turístico do Oeste do Paraná.
Para o deputado Zeca Dirceu, a gratuidade do serviço é essencial para garantir o direito de ir e vir da população. “Desde o primeiro momento em que a ponte foi interditada, cobramos uma resposta rápida para não deixar a região isolada. Essa balsa gratuita é uma solução emergencial, fruto de diálogo com o DNIT e o governo Lula, para garantir que as pessoas não sejam penalizadas enquanto as obras na ponte acontecem”, afirmou o parlamentar.
Zeca também destacou o esforço conjunto para viabilizar os recursos e a operação do serviço. “É uma ação rápida e concreta do governo Lula, construída em parceria com o DNIT, que beneficia não só Francisco Alves e Terra Roxa, mas toda a região. Nosso compromisso é continuar acompanhando tanto o funcionamento da balsa quanto o andamento das obras da ponte”, completou.