
A cidade de Guaíra deu mais um passo para reduzir o déficit habitacional com a chegada de recursos federais no valor de R$ 258.520,86. O valor, já pago, é a primeira parcela para o início das obras de 25 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade FNHIS Sub 50, com recursos do PAC 2024 do Governo Lula.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que atuou na articulação política e no acompanhamento do processo até a liberação, comemorou a conquista. "É a prova de que o governo Lula está retomando com força total a política habitacional, priorizando as famílias que mais precisam. Esses recursos vão transformar a vida de dezenas de guairenses, garantindo moradia digna", afirmou o parlamentar.
A emenda, que viabilizou o repasse, atende a uma demanda antiga do município. Zeca Dirceu destacou o trabalho conjunto com as lideranças partidárias na cidade. "Desde o início, atendemos a um pedido das nossas lideranças do Partido dos Trabalhadores, através do Anderson Dessão, presidente do PT em Guaíra. É uma vitória da base organizada", ressaltou o deputado, lembrando também que a reivindicação percorre uma trajetória, tendo sido anteriormente encampada pelo ex-vereador José Cirineu.
O programa ao qual Guaíra foi incluída é o Minha Casa, Minha Vida FNHIS Sub 50, que destina recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social a municípios com até 50 mil habitantes. As unidades são destinadas a famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850,00 (Faixa 1 Urbana), promovendo inclusão social e desenvolvimento urbano.
Além da articulação federal, o deputou Zeca Dirceu enalteceu a atuação da gestão municipal na etapa final do processo. "O prefeito Gileade Osti conduziu a parte burocrática e administrativa com muita eficiência, o que foi fundamental para a rápida liberação dos recursos. Quando há sintonia entre as esferas de governo, o povo é quem ganha", completou o parlamentar.