
Há uma década, famílias do Conjunto João Furtado, em Santo Antônio da Platina, sonham com o dia em que finalmente poderão mudar para a casa própria e se livrar do aluguel. As famílias enfrentam uma longa espera desde que a Cooperativa COBANSA, responsável pelo empreendimento, abandonou a obra e os governos de Michel Temer e de Jair Bolsonaro não responsabilizaram a empreiteira e deixaram tudo por isso mesmo.
As famílias continuaram cadastradas junto ao governo federal e não desistiram da luta por seus direitos. Desde o retorno do Presidente Lula ao governo federal e por conta das articulações encampadas pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) junto ao Ministério das Cidades em Brasília, este ano a obra foi novamente incluída entre os projetos do Novo PAC e, em novembro, já foi anunciado o empenho de R$ 6,5 milhões para a construção das 50 casas do conjunto João Furtado. No último dia 5 de dezembro, foi realizado o pregão eletrônico pela prefeitura municipal e a empresa que assumirá a obra já se encontra também licitada.
“Agora, a gente comemora a liberação do dinheiro que permite iniciar as obras de reconstrução”, disse o secretário parlamentar Valter Pereira , que representa o mandato do deputado Zeca no município e sempre esteve à frente de resgatar essa dívida com as famílias do João Furtado. “Quando levei ao deputado Zeca, junto com o diretório municipal do PT essa reclamação, ele imediatamente se sensibilizou com o drama das famílias e incluiu a luta nas demandas e tratativas junto ao Ministério das Cidades. Sem essa determinação e trabalho sério, as famílias perderiam a esperança de verem seus sonhos e direitos realizados”, acrescentou Valter.
Nesta terça-feira (30), o Ministério das Cidades depositou na conta da Prefeitura Municipal o valor de R$ 517.041,72 para garantir o início da construção dessas 50 unidades habitacionais. O deputado Zeca Dirceu voltou a destacar o empenho de Valter Pereira e das demais lideranças do partido que atuaram para viabilizar o recurso por meio do Novo PAC . “Todo esse trabalho foi conduzido pelo coordenador regional do nosso mandato, Valtinho, que fez uma verdadeira força tarefa para juntar centenas de documentos de informações das famílias e da prefeitura, para ser criado um processo entregue ao Ministro das Cidades Jader Filho em 2024”, destacou. “Seguimos trabalhando para que cada família receba sua casa, seu espaço e esperança de futuro”, finalizou.