
Por meio da articulação do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o município de Cruzeiro do Oeste foi contemplado com uma turma do programa PartiuIF, iniciativa voltada à ampliação do acesso de estudantes da rede pública ao ensino técnico e tecnológico na instituição. A conquista é resultado das tratativas avançadas, conduzidas com agilidade pelo deputado em Brasília e no estado, que foram iniciadas após reunião realizada no dia 9 de dezembro no campus do IFPR em Umuarama.
Participaram daquela reunião com a direção do campus de Umuarama a assessoria do deputado, representada pelo secretário parlamentar Cabo Neves , além das lideranças Wilson Nascimento , presidente do Partido dos Trabalhadores de Cruzeiro do Oeste, e Rosaria Nascimento , que é chefe do escritório regional do deputado Zeca no Noroeste. Também estiveram presentes as vereadoras cruzeirenses, Priscila Teixeira e Tereza Loução .
“Essa confirmação representa um avanço importante para a educação no município, pois amplia oportunidades de formação para jovens estudantes e fortalece a política de inclusão educacional na região”, comentou Zeca Dirceu, que foi prefeito do município por duas gestões consecutivas. Ele ainda lembra que, a partir de agora, todas as tratativas relacionadas à logística, transporte e funcionamento da turma deverão ser conduzidas em diálogo com a Prefeitura Municipal, buscando o apoio da administração para viabilizar a implementação do programa que se reflete em inúmeros benefício para a população de Cruzeiro do Oeste e de toda a região.
O programa
O PartiuIF oferece aulas no contraturno escolar, três vezes por semana, a estudantes do 9º ano da rede pública, com foco em português, matemática, ciências da natureza e práticas suplementares.
De acordo com a coordenadora pedagógica do programa no campus Umuarama, Talita Mantonvani, o PartiuIF é uma política recente, iniciada em 2025 em toda a rede federal, e tem como objetivo reforçar conteúdos básicos e recuperar aprendizagens de estudantes que foram diretamente impactados pela pandemia. Em Umuarama, o programa já conta com uma turma em funcionamento e terá nova edição em 2026, atendendo 40 alunos por ano.
Nesse contexto, o deputado Zeca Dirceu manifestou interesse em viabilizar uma turma exclusiva para Cruzeiro do Oeste, vinculada ao campus de Umuarama, ampliando o acesso dos jovens do município ao Instituto Federal da região. A proposta contemplada seria ofertar, já em 2026, uma turma com até 40 estudantes do 9º ano da rede pública de Cruzeiro do Oeste. Essa iniciativa representa um passo importante para ampliar oportunidades educacionais, incentivar a permanência dos jovens nos estudos e aproximar ainda mais o Instituto Federal da comunidade local.
A partir do aval técnico do IFPR e das articulações junto à Reitoria e ao Ministério da Educação, as próximas etapas envolvem o diálogo com a Prefeitura de Cruzeiro do Oeste para tratar de questões logísticas, como espaço, transporte e apoio local, visando viabilizar a implantação da turma do PartiuIF formada por estudantes cruzeirenses. “As lideranças políticas e as instituições educacionais envolvidas avançamos muito na nossa tarefa. Agora, é preciso materializar essa grande oportunidade em condições práticas para garantir que os estudantes de CDO possam aproveitar essa chance de ampliar os horizontes com educação e formação profissional de excelente qualidade”, concluiu o deputado Zeca.