
O município de Cianorte foi contemplado com um investimento de R$ 2.783.622,00 do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo III. O recurso foi viabilizado com a articulação do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), atendendo a uma solicitação do prefeito Marco Franzato e do secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa.
A nova unidade vai fortalecer a rede pública de saúde em um município que possui cerca de 82 mil habitantes, ampliando o acesso da população aos serviços da Atenção Primária e qualificando o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O PAC voltou com força no governo do presidente Lula e isso significa obras, investimentos e políticas públicas chegando onde as pessoas vivem. Essa UBS em Cianorte é um exemplo concreto de como o governo federal voltou a olhar para os municípios e para o fortalecimento do SUS”, destacou Zeca Dirceu.
A UBS Tipo III é uma unidade de maior porte, projetada para operar com três equipes de Atenção Primária, incluindo Saúde da Família, Saúde Bucal e equipes multiprofissionais. O modelo integra a estratégia do Novo PAC de expandir o acesso aos serviços básicos e modernizar a infraestrutura da saúde pública, com projetos padronizados do Ministério da Saúde, que agilizam a construção e garantem mais eficiência e qualidade.
Para Zeca Dirceu, a parceria entre os governos municipal e federal é um eixo para garantir avanços na saúde pública. “Esse resultado só é possível porque existe diálogo, planejamento e compromisso com a população. O prefeito Marco Franzato e o secretário Neilson apresentaram a demanda, e o nosso papel foi articular junto ao governo federal para que o recurso fosse garantido”, concluiu o deputado.