Notícias

18/12/25 17:45

Unidades do IFPR de Goioerê, Quedas do Iguaçu e Barracão avançam para se tornar campi independentes

Foto:

Os municípios de Goioerê, Quedas do Iguaçu e Barracão avançam de forma decisiva no fortalecimento da educação pública federal. Isso porque as unidades do Instituto Federal do Paraná (IFPR) , até então classificadas como campi avançados, estão prestes a se tornar campi independentes, com maior autonomia administrativa, acadêmica e orçamentária. O processo caminha a passos largos no Ministério da Educação (MEC) , de acordo com informações obtidas das tratativas do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) em Brasília.

Tão logo essa conquista seja efetivada, a mudança permitirá ampliar a oferta de cursos, fortalecer o quadro de servidores, acelerar investimentos e responder de forma mais direta às demandas regionais. Hoje subordinadas a outras unidades, as três instituições passam a contar com estrutura própria de gestão, consolidando seu papel estratégico no desenvolvimento local.

A transformação é resultado de uma articulação iniciada em 2023, quando Zeca Dirceu assumiu o compromisso de atuar junto ao governo federal, motivado pela solicitação formal da Reitoria do IFPR, diretores, professores e estudantes das unidades envolvidas.

Para o parlamentar, a conquista reflete um processo construído com planejamento e trabalho coletivo. “Tem conquista que não acontece da noite pro dia. Ela nasce de planejamento, trabalho sério e compromisso com a educação pública. Por isso, faço um reconhecimento muito especial à Reitoria do IFPR, à direção do Instituto, às equipes técnicas e aos diretores e servidores dos campi, que se organizaram, cumpriram todos os critérios e fizeram essa vitória acontecer.”

Segundo ele, a mudança de status representará um novo patamar para as três cidades: “Graças a esse esforço conjunto, Goioerê, Quedas do Iguaçu e Barracão deixarão de ser campi avançados e passam a ser campi independentes, com mais autonomia, mais cursos, mais investimentos e mais oportunidades para a juventude.”

Zeca Dirceu também destacou o papel da atual gestão do Instituto: “Parabenizo o reitor Adriano da Silva e toda a comunidade do IFPR. Fortalecer os institutos federais é transformar regiões inteiras. É assim que a educação pública muda vidas e constrói um futuro melhor para o Paraná.”

Investimentos contínuos e expansão da rede

Membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados por quatro mandatos consecutivos - atual vice-presidente deste colegiado parlamentar -, o deputado mantém atuação permanente junto ao IFPR, com visitas regulares aos campi e destinação de recursos para obras, equipamentos, laboratórios e melhoria da infraestrutura.

Outro avanço relevante foi a articulação com a Itaipu Binacional, que garantiu a implantação de sistemas de energia solar em todos os campi do IFPR no Paraná, reduzindo custos e permitindo o re-investimento direto em ensino, pesquisa e inovação.

A consolidação de novos campi independentes se soma ainda à expansão histórica registrada em 2024, com a criação de cinco novas unidades do IFPR nos municípios de Cianorte, Maringá, Cambé, Araucária e Toledo.

Para o deputado, o conjunto dessas ações confirma uma estratégia clara: investir na educação pública como motor do desenvolvimento regional e da geração de oportunidades para a juventude paranaense.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613