
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) conheceu, no último sábado (06), o Laboratório de Espectrometria de Massas de Alta Resolução, instalado no complexo da Cidade dos Lagos em Guarapuava. Acompanhado pelo vice-reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), professor Ademir Ribas, e pelos professores doutores Renata Marino Romano, coordenadora do laboratório, e Marco Aurélio Romano, o parlamentar percorreu a estrutura e foi detalhadamente informado sobre o trabalho desenvolvido no local, um projeto estruturado pela Unicentro, Repinho e Hospital São Vicente.
Durante a visita, ficou evidenciada a necessidade de articulação política para garantir recursos do Ministério da Saúde, com o objetivo de aplicar os avanços da pesquisa diretamente em benefício da comunidade.
"Vimos aqui uma tecnologia de ponta, com potencial transformador para o diagnóstico e tratamento de doenças. É exatamente esse tipo de inovação, nascida nas nossas universidades públicas, que precisa ganhar escala e chegar ao SUS. Vou acompanhar de perto a solicitação de recursos junto ao Ministério da Saúde para que esses avanços se tornem realidade para a população", afirmou Zeca Dirceu.
Tecnologia de ponta a serviço da saúde
Durante a visita, a Dra. Renata explicou ao deputado o impacto clínico do equipamento de alta resolução disponível no laboratório. Segundo ela, a técnica funciona como uma “balança molecular extremamente precisa”, capaz de medir o peso exato de moléculas em amostras biológicas, como sangue e biópsias, com grande sensibilidade.
Ela ressaltou que muitos exames atuais ainda utilizam métodos que não permitem identificar alterações estruturais das proteínas, o que pode dificultar diagnósticos precisos. A espectrometria de massas, por outro lado, abre um novo horizonte.
“Ao analisarmos a estrutura das moléculas, percebemos alterações que não aparecem nos exames tradicionais. Isso muda o entendimento sobre a doença e, principalmente, sobre como tratá-la. Nosso foco é desenvolver estratégias que melhorem de forma significativa a saúde das pessoas e que possam ser implantadas no SUS”, afirmou.
A pesquisadora destacou ainda aplicações clínicas de grande impacto, como melhor direcionamento de terapias oncológicas, com análises muito mais precisas que os métodos tradicionais; identificação detalhada de lipídios no sangue, incluindo ceramidas, associadas ao desenvolvimento de placas de aterosclerose, infartos e AVCs; avanços nas triagens neonatais, como o teste do pezinho ampliado; monitoramento de hormônios, fármacos e substâncias tóxicas; desenvolvimento de metodologias inovadoras que ainda não possuem kits comerciais disponíveis no mercado.

Atualmente, o Paraná conta com apenas dois equipamentos com capacidade de avaliar proteínas em alta resolução e um deles está instalado no laboratório da Unicentro em Guarapuava.
Laboratório fortalece pesquisas e atendimento à população
Vinculado ao Departamento de Medicina da Unicentro, o laboratório permitirá análises precisas de compostos químicos e biológicos, contribuindo para avanços em pesquisas farmacêuticas, toxicológicas, ambientais e biomédicas. A espectrometria de massas vem revolucionando áreas essenciais da Medicina, do diagnóstico precoce ao monitoramento terapêutico.
Para Zeca Dirceu, apoiar iniciativas como essa é investir no futuro da saúde pública. “Guarapuava tem produzido ciência de altíssima qualidade. O que vimos aqui no laboratório mostra que, com apoio e investimento, podemos transformar tecnologia em cuidado, pesquisa em prevenção e conhecimento em políticas públicas. Esse é o caminho que quero fortalecer”, ressaltou o deputado.